Essa é uma redação corrigida. O tema é sobre a Copa do Mundo no Brasil, um dos possíveis tema de redação do enem ou vestibulares a fora.
Bola e Circo
A Copa do Mundo de Futebol de 2014 se aproxima e o cidadão brasileiro
se depara com uma importante questão: será viável e positivo para o país
sediar um evento de tamanho porte? Se a situação que ocorreu com o
Pan-Americano sediado por nós se repetir, a tendência será de mais um
investimento público mal aproveitado.
Organizar o maior evento esportivo do mundo pode gerar empregos diretos e indiretos, fomentar o turismo no país e exaltar o empoeirado espírito nacionalista do povo. O custo disso, porém, é alto - as cifras que os gastos exigirão estão estimadas em torno de 20 bilhões de reais, se não houver superfaturamento. Nesse contexto de orçamentos astronômicos, questões de ordem social, como o precário sistema de saúde e a alta criminalidade podem não estar recebendo as devidas atenções [receber a devida atenção] .
Todavia, pode-se argumentar que as obras advindas desses investimentos viabilizarão uma qualidade de vida maior à população, que passará a usufruir de melhores espaços urbanos. Esse seria um argumento de força, não fosse um mau exemplo recente, onde [quando] o país foi sede dos jogos Pan-Americanos. Recorrentes foram as denúncias de abandono dos complexos esportivos e dos espaços relativos aos jogos após o término do evento. Essa falta de manutenção antecipa o que pode vir a acontecer com as infra-estruturas [a infraestrutura] da Copa.
Sendo assim, não é difícil constatarmos, mesmo nos dias de hoje, uma política próxima à prática de tempos romanos, denominada "Panis et circensis" (Pão e Circo). É fundamental que o cidadão não esqueça dos problemas sociais e políticos que existem no país e ter [tenha] a ciência de que os aspectos negativos desse evento podem se sobrepor às vantagens se não houver uma constante fiscalização por parte da população que viabilizem [viabilize] a permanência da qualidade dessas obras, fazendo jus ao elevado capital movimentado.
Organizar o maior evento esportivo do mundo pode gerar empregos diretos e indiretos, fomentar o turismo no país e exaltar o empoeirado espírito nacionalista do povo. O custo disso, porém, é alto - as cifras que os gastos exigirão estão estimadas em torno de 20 bilhões de reais, se não houver superfaturamento. Nesse contexto de orçamentos astronômicos, questões de ordem social, como o precário sistema de saúde e a alta criminalidade podem não estar recebendo as devidas atenções [receber a devida atenção] .
Todavia, pode-se argumentar que as obras advindas desses investimentos viabilizarão uma qualidade de vida maior à população, que passará a usufruir de melhores espaços urbanos. Esse seria um argumento de força, não fosse um mau exemplo recente, onde [quando] o país foi sede dos jogos Pan-Americanos. Recorrentes foram as denúncias de abandono dos complexos esportivos e dos espaços relativos aos jogos após o término do evento. Essa falta de manutenção antecipa o que pode vir a acontecer com as infra-estruturas [a infraestrutura] da Copa.
Sendo assim, não é difícil constatarmos, mesmo nos dias de hoje, uma política próxima à prática de tempos romanos, denominada "Panis et circensis" (Pão e Circo). É fundamental que o cidadão não esqueça dos problemas sociais e políticos que existem no país e ter [tenha] a ciência de que os aspectos negativos desse evento podem se sobrepor às vantagens se não houver uma constante fiscalização por parte da população que viabilizem [viabilize] a permanência da qualidade dessas obras, fazendo jus ao elevado capital movimentado.
Comentário geral
Bom texto em que o aluno demonstra adequado domínio da norma culta e
relativo domínio da estrutura da dissertação. Basicamente, ele apresenta
dois argumentos: 1) se não acontecer o que aconteceu com o Pan, a
realização da Copa do Mundo aqui pode beneficiar o país; 2) Espera-se
que os recursos mobilizados não deixem de privilegiar áreas básicas,
como as questões de ordem social. Mas ele não consegue expor as questões
de modo organizado, misturando-as entre si e extraindo conclusões antes
de expor claramente suas premissas.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: a) empoeirado está empregado no sentido conotativo e destoa do restante do parágrafo em que predomina o sentido denotativo. b) Não são as cifras que os gastos, mas simplesmente os gastos.
2) Quarto parágrafo: em nenhum momento o autor mostrou fatos que evidenciem que o governo está usando a Copa como um espetáculo para fazer o povo esquecer seus problemas. Daí as premisssas que lhe permitem afirmar que se está usando a política de pão e circo estarem subentendidas, quando deveriam ser claras. O fato de haver o precedente do Pan, em que houve abandono da infraestrutura criada para os jogos, bem como de correr-se o risco de haver malversação do dinheiro destinado à Copa, não permitem inferir que o governo esteja pondo em prática a política do pão e circo. Note-se, inclusive, que no caso só se poderia falar de circo, pois não há pão incluído no espetáculo.
2) Quarto parágrafo: em nenhum momento o autor mostrou fatos que evidenciem que o governo está usando a Copa como um espetáculo para fazer o povo esquecer seus problemas. Daí as premisssas que lhe permitem afirmar que se está usando a política de pão e circo estarem subentendidas, quando deveriam ser claras. O fato de haver o precedente do Pan, em que houve abandono da infraestrutura criada para os jogos, bem como de correr-se o risco de haver malversação do dinheiro destinado à Copa, não permitem inferir que o governo esteja pondo em prática a política do pão e circo. Note-se, inclusive, que no caso só se poderia falar de circo, pois não há pão incluído no espetáculo.
Competências avaliadas
1. | Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 2,0 |
2. | Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 2,0 |
3. | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,5 |
4. | Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,5 |
5. | Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 1,0 |
Total | 8,0 |
Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório | Nota 0,5 - Fraco | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nota 1,5 - Bom | Nota 0,0 - Insatisfatório | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nota 1,0 - Regular |
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